A cruz é o caminho para a luz

A cruz é o caminho para a luz

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sou Cristão Católico Sim!

Nunca na história do cristianismo, a Igreja Católica foi alvo de tão absurdas e injustas acusações. Parece que o mundo regrediu e planeja crucificar novamente o Cristo. De repente em nome da “modernidade” quase todos esquecem que a mais de dois mil anos a igreja fundada por Jesus e seus discípulos tem levado a Boa Nova do Reino de Deus a todos os recantos do mundo, espalhando a paz, a solidariedade, o Amor de Deus. Mas por que então estamos no banco dos réus?
As diversas transformações na sociedade fruto das revoluções industrial, francesa e recentemente a revolução tecnológica (para citar apenas algumas), despertaram no ser humano um sentimento de auto-suficiência, de auto-realização e promoveu o individualismo do ser. Desde muito tempo as novas relações sociais construídas sobre os fundamentos do bem estar econômico vem diminuindo nos indivíduos de todas as nações do mundo o sentimento de solidariedade e amor para com o próximo. A ambição desenfreada de indivíduos vazios de sentido em si mesmo tem sido o motor que move a máquina econômica no mundo todo provocando destruição, separação e miséria por toda parte.
É triste perceber no entanto que estes invíduos experimentando o vazio e o desejo de sentido natural do ser humano, buscam confeccionar para si ídolos falsos (nos moldes do antigo testamento), revestidos da “modernidade” e mascarados pela luxúria, pelo prazer desmedido e egoísta e da falsa justiça e igualdade levantando a bandeira do preconceito contra tudo que seja contrário a sua ‘”verdade”.
É duro ter que ver no rosto da juventude o desejo desenfreado de saciar seus impulsos a qualquer custo, nas drogas, na violência, na sexualidade deturpada. É duro ver os pobres padecendo as misérias da fome, do frio, e da dor, enquanto uma minoria auto-suficiente vive as regalias com conforto demasiado. É duro ver pessoas idosas abandonadas em filas de hospitais, em macas muitas vezes no chão como animais feridos e excluídos.
Em meio a toda essa desordem, a Igreja Católica é a voz que clama no deserto, cumprindo pacientemente a sua missão de anunciar e denunciar as injustiças, ao mesmo tempo que indica o caminho correto para responder a pergunta crucial de toda a existência. Para que estou aqui? Para onde vou depois daqui? A nossa amada Igreja sempre guiou e sempre guiará os seus fiéis para o único sentido verdadeiro da vida que é Deus, sim Deus com dê maiúsculo, não “deus” minúsculo que pode ser fabricado ao bel prazer.
Mas muitos buscam cada vez mais fugir desse Deus e para isso tentam calar a voz da Igreja, acusando-a das mais injuriosas ofensas, banalizando a sua crença, caçoando dos seus fiéis tão “fora de moda”, tão “ultrapassados”, e quando não conseguem ridicularizá-la partem para o ataque violento jogando em sua cara os erros de alguns de seus membros corrompidos exatamente pela ideologia deles, acusam-na de “preconceito” por defender seus princípios éticos que há anos tem dignificado sociedades inteiras. Quanta ignorância jugar o todo pela parte. Alguns ainda se dizem “iluminados pelo saber”, mas propõem novos modelos de organização que sempre privilegiam uma minoria “escolhida” e jogam no lixo todo o resto. Não resolvem problema algum e criam ainda outros maiores.
Sou Cristão Católico sim, porque reconheço nesta Igreja os frutos de paz e de justiça ao longo da história e não posso e nem quero negar todo o sacrifício de homens e mulheres que seduzidos pelo amor de Deus venceram o mundo e sua ilusões para encontrar-se com a verdade pura da Boa Nova do Reino de Deus.
Sou Cristão Católico porque vejo e sinto a ação de Deus em sua Igreja que é livre e acolhe a todos sem distinção mas que não abre mão de sua identidade, da verdade que recebeu pelo Espírito Santo de Deus para agradar certos grupos que não podem ver-se contrariados.
Sou Cristão Católico sim, mesmo que me digam ultrapassado e “preconceituoso”, mesmo que partilhe esta Igreja com indivíduos cegos e que dão testemunho contrário do que aprenderam com ela.
Sou Cristão Católico porque amo a Deus.

3 comentários:

  1. Parabéns meu amooor.
    No mundo onde vivemos hoje informação nunca é demais, ainda mais quando se trata de religião.
    Que Deus lhe mantenha sempre muito inspirado, para que você através da sua vivência como católico e sua experiência de vida nos dê cada vez mais o privilégio de ler artigos tão bem produzidos que nos faça refletir sobre nosso cotidiano.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, peço permissão des de já para ser a seguidora chata, ou seja aquela que vai te bombardear de perguntas, afirmaçoes opostas, criticas e etc... Mas vc mesmo disse no inicio "debates" eu eu não fujo de um! Mas caso nao queira, diga logo meu caro amigo, espero que queira. xD

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Daniel!
    Sábias palavras, adorei os três textos.
    Vou sempre acompanhar seus escritos...
    Abraço,

    Priscila

    ResponderExcluir