A cruz é o caminho para a luz

A cruz é o caminho para a luz

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O mundo precisa de tolerância...

   Caríssimos, como é possível em pleno século XXI experenciarmos por todos os lados e em todas as esferas da sociedade a intolerância religiosa. Ao denominar este blog Cristão Católico não pretendo de forma alguma usá-lo para atacar nenhum credo, mas sim, tornar público o sã debate fonte de paz e de justiça.
   Temos acompanhado nos diversos veículos de comunicação os ataques constantes de líderes religiosos das mais diversas denominações que gladiam entre si e produzem fiéis fanáticos em defender sua doutrina mas esquecem da essência que é a paz e comunhão entre os homens.
   Nós cristãos Católicos vivenciamos desde os primórdios de nossa história a perseguição e a imcompreensão e em alguns momentos a perseguição partiu também de dentro de nossas comunidades  contribuindo para confundir os fiéis e os afastar da verdade. Hoje não podemos admitir tal injustiça. 
   A Igreja tem buscado o diálogo e a unidade. A aproximação com nossos irmãos ortodoxos, anglicanos, luteranos entre outros já é uma realidade graças a Deus. Dentro da esfera regional o contato é até mais profundo posto que numa cidade, numa diocese, os fiéis estão o tempo todo convivendo com pessoas de diversos credos de origem oriental, espiritualista entre outros. Em muitos casos em uma única família nós vemos por exemplo pais evangélicos e filhos católicos, pais católicos e filhos espíritas, budista e até sem credo religioso algum. 
   Então, se queremos o bem, o amor e a paz, o caminho inevitável é o respeito e a tolerância. É bem verdade que o fiel católico deve viver a sua fé de maneira única, sem sincretismo, mantendo viva e atuante a sua identidade, guardando os seus princípios, a sua conduta ética, mas isso não significa armar uma guerra contra os "infiéis", isso seria tolice, no mínimo imaturidade.
   Ser cristão católico é ser dócil ao espírito santo, ser firme em suas convicções sem ser desrespeitoso, é ser amoroso para com todos sem ser conivente com o mal, é dar a vida se preciso for mas nunca tirar vida alguma, seja com palavras seja com ações.
   Lembremos que todo homem tem dentro de si o desejo profundo do transcendente e que por vezes dependendo de fatores como o ambiente, a cultura, o desenvolvimento moral entre tantos, esse desejo pode produzir manifestações ora coerentes e sadias, ora egoístas e fundamentalistas.  
   Vós sois o sal da terra (Mt 5, 13). Sejamos sal para o mundo dando testemunho de nossas palavras, mas do que falando vivendo o evangelho, afinal : uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos (Mt 7, 18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário