A cruz é o caminho para a luz

A cruz é o caminho para a luz

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dubitando ad veritatem pervenimus...

Duvidando chegamos a verdade...
O homem é por natureza um ser interpelativo. Dentro da criação divina é o único ser capaz de questionar, de objetar, de comparar respostas. Carrega em si desde o princípio a curiosidade e o desejo de encontrar a resposta para a pergunta vital de sua existência: Por que existo?
Muitos homens já se lançaram na difícil tarefa de tentar obter uma resposta satisfatória para o sentido da existência humana, todavia nenhum até hoje apresentou nada além de suposições superficiais e incompletas. Não poderia ser diferente, o fato de buscarmos saber o porque de nossa existência é o motor que nos impele na busca por um sentido para nossa vida, sem o qual não poderíamos suportar as dificuldades cotidianas.
É necessário que as dúvidas sempre existam, pois são como que molas propulsoras na busca pela verdade, contudo, é importante notar que muitos vivem a vida inteira atormentados pelas mesmas dúvidas, não conseguem chegar a lugar nenhum porque não subjugam seus questionamentos ao que se pode tirar de bom de cada situação . A dúvida não deve ser o próprio sentido da vida, mas sim um meio eficaz para se encontrar um sentido.
Atualmente muitos pensadores têm defendido que mais importante que ter respostas é formular perguntas, mas, o que faremos com tantas perguntas sem respostas. O mundo necessita de respostas! De respostas concretas para suas dúvidas doentes. Respostas que lhes dê paz e segurança.
A fé é a resposta por excelência! Alguns dizem que a fé não oferece respostas concretas, mas a fé é a própria resposta. A fé é resposta a revelação, é crê e possuir já o que ainda se espera. Entre a dúvida nas suposições e a fé no mistério, eu escolho a fé. Não que eu não tenha dúvidas, mas minhas dúvidas me trouxeram a fé e a fé suplanta minhas dúvidas.  

2 comentários: